Mulher executiva consultando laptop

Planejamento Financeiro e Investimentos

Ao optar por investir seus ganhos financeiros, muitas pessoas ainda não têm, de forma clara em sua mente, por onde começar, ou qual o melhor investimento adotar. Para definir melhor seus investimentos e saber qual a melhor opção, uma dica é realizar um Plano de Investimento Financeiro. Com um planejamento efetivo, tanto o investidor de primeira viagem, quanto os mais experientes, visualizam melhor o direcionamento de suas ações, a avaliação de cenários e os possíveis riscos. Obviamente, você pode investir seu dinheiro sem um planejamento efetivo, porém, desta forma, seus investimentos podem ser muito mais arriscados e menos rentáveis.

Confira o que é um plano de investimento, qual sua importância, dicas de como realizar o seu e como um seguro de vida pode fazer parte de seu Plano de Investimentos. Isso porque, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, seguros de vida não estão limitados ao suporte financeiro para situações inesperadas e já são considerados por muitos investidores como possibilidade de investimento financeiro.

O que é plano de investimento?

Um plano de investimento nada mais é do que o planejamento de suas aplicações e investimentos financeiros de forma mais organizada e direcionada. A partir dele, fica mais claro visualizar e organizar quais são os seus objetivos, investimentos mais adequados ao seu perfil, orçamento disponível para investimento e até o prazo previsto para alcançar seus objetivos. Este plano serve como uma espécie de mapa norteador de investimentos, para facilitar o seu planejamento.

Qual a importância de um plano de investimento?

Além de ser um norteador, o Plano de Investimento auxilia o investidor a evitar alguns riscos desnecessários em aplicações que podem acabar gerando prejuízos consideráveis, desde investimentos pouco rentáveis, investimentos de riscos em desacordo com o perfil do investidor e até mesmo o risco de investir mais dinheiro do que deveria. Por isso, é importante compreender melhor os investimentos que pretende realizar, organizando suas ideias em seu Plano de Investimento, com o maior detalhamento possível das ações a serem realizadas.

Leia também: Saiba porque um planejamento financeiro familiar será importante com a reforma da previdência

Como definir a quantia adequada a ser investida?

Definitivamente, gastar mais do que se ganha é um dos maiores erros a serem cometidos e pode comprometer seus planos. Ao realizar seu plano de investimento, é fundamental você ter claro a quantia que você dispõe para investir, sem comprometer suas despesas fixas.

Dicas para criar seu plano de investimento

Veja a seguir algumas dicas para você elaborar o seu Plano de Investimento e alcançar seus objetivos:

  • Identifique seu perfil de investidor
  • Identifique sua realidade financeira
  • Estude as possibilidades de investimento
  • Procure ajuda especializada
  • Análise contínua
  • Diversifique seus investimentos

Seguro de Vida no seu Planejamento Financeiro e Investimento

Um seguro de vida é uma ótima opção para garantir a segurança financeira da família, mas também já é considerado como ótima opção de investimento já que possibilita o resgate de parte do valor ainda em vida, com garantia de rentabilidade. O grande diferencial é que, enquanto o seguro estiver vigente, uma parcela do dinheiro será aplicada em um fundo de investimentos, na prática, como uma espécie de previdência privada, com riscos mínimos.

Já o Seguro de Vida Individual é uma opção personalizada que, além de oferecer tranquilidade e suporte nos momentos mais inesperados, como morte ou perda de renda, também já é visto como ótima opção de investimento. Separamos algumas coberturas de seguro da Prudential do Brasil e como aproveitá-las como investimento financeiro:

Seguro de Vida Individual

É uma proteção que pode ser acionada em caso de acidentes, mortes, problemas de saúde e outros imprevistos que venham prejudicar a renda. Um seguro de vida por si só já é importante para o seu planejamento financeiro, como no caso do Seguro de Vida Individual, que é um tipo de seguro que preserva o seu padrão de vida e dos seus beneficiários, em caso de morte ou invalidez, podendo incluir coberturas específicas para cada caso.

Os seguros da categoria Vida Individual incluem, além de coberturas básicas, coberturas opcionais para atender de forma personalizada as necessidades de cada cliente, como, por exemplo, Antecipação Total ou Parcial de Benefício Pago em Vida, Assistência Funeral, Doenças Graves ou Terminais, Renda Hospitalar, entre outros.

Leia também: Motivos para você fazer um seguro de vida

Investimento em Seguro de Vida

O investimento em um Seguro de Vida Individual pode variar de pessoa para pessoa, já que seu valor considera idade, profissão, histórico de saúde, financeiro e familiar.

Para identificar o investimento de seguro ideal para o seu caso, é realizada uma avaliação de risco (underwriting) que apresenta as melhores soluções para o seu perfil. Para isso, conte com os corretores da Prudential do Brasil. Eles estão à disposição e podem esclarecer suas dúvidas sobre a melhor forma de investimento financeiro em um seguro de vida.

POR QUE CONTRATAR A PRUDENTIAL?

  • Atendimento Personalizado.
  • Corretores especializados em planos personalizados de seguro e acompanhamento permanente.
  • Pagamento nivelado.
  • O pagamento não aumenta com a idade durante o período de vigência.
  • Rapidez no pagamento.
  • Análise de riscos precisa, realizada antes da contratação, resultando em pagamento rápido de benefício.
  • Seguros sob medida.
  • Para cada cliente, uma solução de proteção baseada em suas necessidades.

Conte com quem é especialista na área! Vamos conversar? Eu sou Michel Goulart, Especialista em Planejamento de Gestão de Risco Financeiro, da Prudential do Brasil. Agende agora sua Consultoria.

Rolar para cima