Como melhorar a qualidade de vida dos colaboradores

Como valorizar os colaboradores e ainda se beneficiar dos impostos

Como valorizar os colaboradores e ainda se beneficiar dos impostos

Empresas que incluem seguro de vida personalizado aos benefícios para funcionários, obtém diversas vantagens, além da não tributação de impostos de remuneração sobre o incentivo.

Em um ano tão atípico como foi 2020 e até mesmo surreal economicamente, com suspensão de salários, redução de jornada de trabalho e demissões, as empresas buscam um fôlego extra para se reerguerem e fortalecer laços com seu capital humano, abalado não somente pela pandemia, mas também pelas incertezas do cenário econômico.

Diante deste momento de incertezas, empresas e funcionários precisam estar ainda mais unidos e alinhados em seus propósitos e valores. Se o cenário econômico dificulta a possibilidade de reconhecimento profissional com aumentos de salários, em contrapartida, há uma possibilidade bem interessante de manter funcionários motivados, com outras formas de incentivos e premiações. Trata-se da concessão de Benefícios que, além de ser vantajoso para os colaboradores, contribui com a redução de impostos da empresa. Uma forma inteligente de aumentar o lucro e a produtividade da empresa, mantendo uma equipe de trabalho motivada.

QUER SABER COMO?

Apesar de muitos empresários ainda considerarem a concessão de benefícios aos funcionários como uma despesa, é importante frisar que através do pagamento de incentivos e benefícios, a empresa pode obter a redução da incidência de imposto de renda sobre gratificação.

Mas como se define a política de benefícios para os colaboradores em uma empresa e quais são as possibilidades de concessões?

Acompanhe a seguir todas opções de benefícios que as empresas podem conceder e com quais obter redução ou até mesmo isenção de impostos fiscais.

OS BENEFÍCIOS PARA COLABORADORES E O NÃO PAGAMENTO DE IMPOSTOS ATRAVÉS DE UM SEGURO DE VIDA INDIVIDUAL PERSONALIZADO, DESENVOLVIDO POR UM ESPECIALISTA EM GESTÃO DE RISCO

Além dos benefícios voltados aos colaboradores serem uma ótima opção para estimular o capital humano e fidelizar os colaboradores mais produtivos e talentosos a permanecerem na empresa, as empresas que oferecem mais benefícios, apresentam uma vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes que não os disponibilizam.

Alguns benefícios trazem a possibilidade de não incorporar o salário, por decorrência da tributação do mesmo, valorizando o capital da organização. Através deles, as empresas podem reverter uma parcela dos recolhimentos para aplicação em benefícios para colaboradores. Com isso, não haverá carga de impostos e o valor será redirecionado ao capital humano da empresa. Veja a seguir os exemplos mais conhecidos de benefícios que ajudam a reduzir os impostos:

Plano de saúde: Há redução de tributos para a empresa, o que resulta em maior engajamento da força produtiva.

Vale-refeição: As empresas que aderem ao programa obtêm incentivo fiscal, que possibilita deduzir um percentual do Imposto de Renda.

Vale-cultura: disponibiliza uma verba mensal de R$ 50,00 para cada funcionário, para gastos com cultura e atividades culturais. Possibilita abater até 1% do Imposto de Renda, mas somente para as empresas enquadradas no lucro real.

Seguro de Vida Individual: O benefício tem se tornado cada vez mais um diferencial entre as empresas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, um Seguro de Vida Individual Personalizado não cobre apenas situações que envolvem falecimento. Podem cobrir também situações que incluem doenças graves ou invalidez, diárias de internações hospitalares e até mesmo perda de renda, entre outros. E a empresa que paga Seguro de Vida Individual para os funcionários, conta com uma série de vantagens, como:

  • não tributação de impostos sobre o valor do beneficio;
  • não é considerado incorporação de renda;
  • ter a renda dos funcionários protegida;
  • por ser seguro individual resgatável, ajuda no planejamento futuro de aposentadoria dos funcionários.

Além de todas essas vantagens tributárias e financeiras, consequentemente, a empresa que paga seguro de vida para funcionários vê a concessão do benefício também refletir em maior produtividade dos colaboradores. Afinal, profissionais felizes são mais produtivos e diminuem a rotatividade. De modo geral, a experiência das empresas que adotam a prática de pagamentos de incentivos é bastante positiva, pois ao premiar seus profissionais, também tendem a atrair os melhores profissionais do mercado.

E o Seguro de Vida Individual entra como um diferencial significativo entre os benefícios concedidos, destacando estas empresas em um patamar de organizações desejadas pelos profissionais para trabalhar. Além de ser uma alternativa viável, dentro do Planejamento Financeiro de cada empresa, de aumentar os seus lucros.

Entre as vantagens aos colaboradores, o seguro de vida individual oferece segurança financeira e qualidade de vida, protegendo-os contra imprevistos em situações de ausência, doenças graves, acidentes e invalidez. E com tantas opções de planos, é possível proteger tanto os empregados quanto seus familiares, até mesmo para as PMEs. Outra vantagem é que, por não ser considerado uma herança, a liberação do seguro de vida individual é bem mais rápida e não necessita de pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCMD).

As empresas têm incorporado o seguro de vida individual personalizado para funcionários entre a sua gama de benefícios ofertados. O seguro de vida individualpara funcionários abrange em sua cobertura, tanto os colaboradores, como sócios, executivos, estagiários e terceirizados, ficando a critério de cada empresa, junto do especialista em gestão de risco,definir esta cobertura no momento da contratação para cada cargo.

O QUE CONTEMPLAR NO SEGURO DE VIDA INDIVIDUALPARA FUNCIONÁRIOS?

De maneira geral, existe uma infinidade de planos de seguro de vida. Desde os mais básicos, com cobertura para casos de morte, invalidez por doença, por acidente, a outros mais completos, que cobrem doenças graves ou até mesmo despesas médicas, diárias por internação hospitalar ou por incapacidade, entre outros.

Caberá à empresa, juntamente com o especialista em gestão de risco, avaliar e definir quais os planos mais adequados às necessidades de seus colaboradores. As seguradoras contam com planos específicos de acordo com o porte de cada empresa e de acordo com o risco das atividades realizadas. Os planos podem variar conforme a apólice negociada pela empresa, sendo que as principais coberturas costumam ser:

  • morte;
  • invalidez permanente;
  • invalidez funcional ou laboral;
  • invalidez permanente por acidente;
  • diárias por internação em instituições hospitalares;
  • doenças graves;
  • verba rescisória por morte;
  • assistência ou auxílio funeral;
  • prêmio em vida adiantado (em situações que o colaborador desenvolva doenças crônicas ou terminais, é possível antecipar o valor da indenização ainda em vida).

É possível incluir coberturas ainda mais completas, que podem contar até para pagamento de dívidas ou de mensalidade escolar dos filhos.

E ainda, com o seguro de vida individual sendo realizado na modalidade resgatável, é possível pagar um valor de prêmio menor no início da vigência e um valor maior ao passar dos anos, acompanhando o aumento de renda mensal. Além de garantir a segurança dos beneficiários do seguro, essa modalidade de proteção permite ao próprio segurado realizar o resgate parcial ou integral de parte da reserva financeira constituída.

Para fazer um seguro de vida individual basta que a empresa entre em contato com o especialista em gestão de risco confiável para identificar o seguro mais adequado à sua realidade. Todo processo é muito rápido. Neste momento, é importante contar com quem é especialista na área de seguros de vida, como a Prudential do Brasil.

E POR QUE OPTAR PELA PRUDENTIAL?

Atendimento personalizado: Corretores especializados em planos personalizados de seguro e acompanhamento permanente.

Pagamento nivelado: O pagamento não aumenta com a idade durante o período de vigência.

Rapidez no pagamento: Análise de riscos precisa, realizada antes da contratação, resultando em pagamento rápido.

Seguros sob medida: Para cada cliente, uma solução de proteção baseada em suas necessidades.

Conte com quem é especialista na área! Vamos conversar? Eu sou Michel Goulart, Especialista em Planejamento de Gestão de Risco Financeiro, da Prudential do Brasil. Agende agora sua Consultoria.

Rolar para cima