Conscientização e respeito a vida, tornam o Seguro cada vez mais fundamental

Entre janeiro e abril de 2021, o mercado de Seguros de Pessoas, que contempla o ramo Vida, apresentou um crescimento de 11,5% em relação a 2020, faturando cerca de R$ 15,8 bilhões.

A pandemia mundial ocasionada pela propagação do covid-19 transformou o mundo inteiro, desde a preocupação com a saúde física, emocional e financeira, que contou com um aumento na procura e contratações dos seguros de vida. Esse crescimento no segmento pode ser facilmente relacionado a uma maior reflexão e conscientização das pessoas em relação à vulnerabilidade e a finitude da vida, e uma consequente preocupação para proporcionar maior estabilidade e segurança financeira à família.

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), somente em 2020, ano em que surgiu a pandemia do coronavírus, as contratações individuais de seguro de vida cresceram cerca de 26,2% em prêmios no comparativo com 2019. E também conforme a instituição, em 2021, somente no período entre janeiro e abril, o mercado de Seguros de Pessoas, que contempla o ramo Vida, já apresentou um crescimento de 11,5% em relação a 2020, superando o segmento de Seguros de Automóveis, que registrou apenas 4% de crescimento no período, mantendo-se como segmento de maior participação no mercado geral, com 37%.

Complementando estes dados, uma pesquisa recente realizada pela Prudential Internacional em parceria com o Ipsos também revelou que os consumidores passaram a se preocupar mais com uma garantia de proteção financeira caso não possam trabalhar, sendo que 63% afirmaram valorizar mais a necessidade de apoio financeiro diante de doenças; 60% se preocupam mais em proteger seu “equilíbrio” financeiro agora e no futuro; e 23% pretendem comprar um seguro de vida ao longo de 2021.

Diante de um momento tão extraordinário e relevante, que reflete uma mudança significativa de comportamento dos consumidores, rumo a uma preocupação maior com o desenvolvimento da educação financeira, simultaneamente ocorre um movimento de transformação digital nas seguradoras, com foco na implantação de novos projetos e funcionalidades tecnológicas que permitiram a continuidade da prestação dos serviços diante da pandemia.

Considerando a realidade de mercado atual, sempre em busca de adaptações e inovações que facilitem a distribuição e o desenvolvimento de produtos e serviços, ampliando o alcance e a velocidade da disponibilização de novos seguros, ainda mais adaptados e personalizados às necessidades de cada cliente, acaba simplificando todo o processo de maior alcance destes serviços, consequentemente com maior receptividade e aderência.

Em um estudo recente intitulado ‘As seguradoras da América Latina se adaptam à era digital’, publicado pela Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco ao lado da Standard & Poor’s e da Moody’s, consta que implantação de um modelo operacional digital será um pré-requisito para o sucesso no mercado segurador latino-americano nos próximos anos. Logo, isso exigirá um investimento significativamente maior em infraestrutura e tecnologias inovadoras. Conforme a pesquisa, a transformação digital das seguradoras latino-americanas está cada vez mais avançada no gerenciamento de vendas.

Ao longo deste processo, identifica-se grande potencial na oferta personalizada de conteúdo de serviços, proporcionando maior conhecimento para os clientes, fortalecendo o amadurecimento dos consumidores e do próprio mercado. Até mesmo inovações como o uso da Inteligência Artificial também devem ser consolidadas como importantes ferramentas na recomendação de produtos e serviços para os consumidores, baseando-se em seus perfis e demandas.

Outro ponto que evoluiu no setor de seguros de vida em relação ao desenvolvimento de programas que proporcionam, além de benefícios de proteção financeira dos seguros diante de imprevistos, mas que também incentivam a saúde, o bem-estar e hábitos saudáveis dos usuários, priorizando um conceito de saúde global, que envolve saúde física, mental e financeira, com foco na longevidade com qualidade de vida. E considerando que o cenário atual se enquadra justamente direcionado para este tipo de iniciativa, uma pesquisa recente do Instituto DataSenado revelou que a saúde é a principal preocupação dos brasileiros, enquanto, em contrapartida, um levantamento da Universidade de Harvard destaca que a expectativa de vida no Brasil, foi reduzida em dois anos por conta da crise na saúde.

Diante de tantas expectativas positivas para o mercado e com um estímulo para consolidar um ambiente de inovação saudável, um importante elo foi construído para fortalecer e colocar em maior evidência o mercado de seguros de vida ao longo dos próximos anos. Ao contar com uma visão modernizada do setor, aliada ao grande potencial dos meios de distribuição de seguros de vida, altamente qualificados e especializados, além de proporcionar produtos e serviços exclusivos, de longo prazo e alto valor agregado, tudo isso somado, traça um futuro sólido e que traz consigo a medida ideal de inovação e concorrência, mas, principalmente, de bem-estar, segurança e maior proteção para todos.

Conte com quem é especialista na área! Vamos conversar? Eu sou Michel Goulart, Especialista em Planejamento de Gestão de Risco Financeiro, da Prudential do Brasil, a maior seguradora independente do país no mercado de Seguros de Pessoas.

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